Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Meu amigo gosta de mim. E agora?


Balada na sexta. Minha amiga Beyoncé (nome fictício), entre uma tequila e outra, faz a seguinte consulta: “Meu melhor amigo quer ficar comigo e eu não quero. Que eu faço?
E, vejam só, minha outra amiga Lily (nome fictício) estava na mesma situação há alguns meses. Pior: eu, pobrezinho, passei por isso recentemente, na qualidade de amigo-apaixonado. Então concluímos que isso é comum demais e que a humanidade não tem salvação.
Vamos ver o que dá pra fazer.
O que você quer?
Obviamente, esse é o primeiro passo. Se você quer ficar com ele, fantástico. É um cara que você já acha legal, vocês vão se divertir juntos e deixar todo mundo com inveja. Pare agora de ler esse texto inútil e vai lá ser feliz e postar fotos dos dois juntos no Facebook.
Mas, como a humanidade não tem salvação, nem sempre isso acontece. Restam duas situações: ou você está na dúvida ou você não quer. Como proceder?
Cenário 1: Você está na dúvida.
Ah, as mulheres. “Ele é tããão legal, eu até ficaria com ele, mas e se estragar a amizade, né?”
(Pausa para o meu rosnado.)
A partir do momento em que ele começou a gostar de você, a amizade já está estragada. Dá pra sentir o cheiro daqui. Não é mais amizade, é paixão não-correspondida. Então, sério, aquela “amizade” que vocês tinham acabou. Mal aê.
Mas tudo bem, você não sabe o que faz. Recomendo decidir logo. Ou sorteie uma das opções. Quanto mais você demorar, mais seu amigo vai ficar irritado, e aí sim você vai ver o que é uma amizade estragada. Pra homem, todo “não sei” significa “sim”, por isso ele vai continuar insistindo até você decidir.
É uma questão de opinião pessoal. Eu acho que não custa tentar. Mesmo se não der certo, a conversa fica adulta: “Você gosta de mim, eu resolvi tentar porque te acho legal, mas não deu, pelo menos foi divertido, certo?” Muito pior do que passar o resto da vida imaginando, né? Mas, ah, as mulheres.

Cenário 2: Você não quer.

Não é porque eu sou lindo, engraçado e inteligente que toda mulher precisa gostar de mim. Tem louca pra tudo. Então seu amigo é lindo, engraçado e inteligente, provavelmente rico e bom de cama também, mas você não sente nada por ele. Acontece. O que fazer?
Primeiro, eu te digo o que não fazer. Você está absolutamente proibida de falar:
“Não quero estragar a amizade.”
ou
“Tenho medo de me machucar.”

ou
Agora não, quem sabe um dia…
Olha só, minha amiga Lily quase falou que não queria estragar a amizade para o amigo-apaixonado dela. E a Lily é super razoável, ela não falaria por maldade. Ela achou que estaria sendo legal. Mas eu salvei os dois. Porque essas frases são absolutamente a pior coisa que você pode falar. E por quê?
Porque você pode até pronunciar as palavras acima, mas TODO HOMEM vai ouvir o seguinte: “Estou com vontade de te beijar mas estou com medo.” E a partir daí ele vai concluir que precisa insistir até você perder o medo. E um dia ele vai ficar puto. Eu garanto.
Como a gente bem sabe, você não tem medo de “estragar a amizade” ou de “se machucar”, certo? A verdade tá ali em cima: você não sente nada por ele. O resto é desculpa.
Então, querida, é exatamente isso que você vai dizer. Tome um gole de água. Respire fundo. Repita comigo: “Você é meu amigo, adoro passar o tempo com você, mas não quero te beijar.” Sem meias palavras. Sem voltinha. Feito.
(Parênteses. Se fosse um cara qualquer, você podia enrolar quanto quisesse. Mas é seu amigo. Você tem a responsabilidade de cuidar dos sentimentos dele. Pra isso, você precisa deixar claro que ele não pode ter esperança. É pra isso que amigos servem. Fecha parênteses.)
#prontofalei.
Doeu? Sim, doeu. Dá pra ver porque ele está com uma cara triste, brincando com o guardanapo. Vocês estão em silêncio. E agora?
Agora ele está arrasado, provavelmente. Se bobear, até meio puto. Pode ser que ele ainda não saiba, mas ele também está super agradecido pela sua sinceridade. E isso só ajuda para quando vocês voltarem a ser amigos.
Como assim, “voltarem“? É, então. É provável que ele precise de um tempinho e de uma distância. Pode ser triste para você, mas pra ele é praticamente um fim de namoro.
Nessa hora você também precisa ser parceira. Quando estou do outro lado, eu uso isso aqui, ó: “Olha, sei que você gosta de mim e é uma pena que não rolou. Quero muito continuar nossa amizade, mas não quero que você se machuque. Estarei sempre aqui, mas não vou te procurar, não quero te confundir. Quando você se sentir bem, me procure e vou ficar super feliz de voltarmos a ser amigos.
De novo, ele vai ficar admirado com sua maturidade e feliz de saber que tem por perto uma pessoa tão legal e compreensiva. Prometo: a amizade de vocês vai voltar melhor do que nunca. É: “voltar.” Aguenta aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário